30/05/2017

Floris e Brancaflor - Thaís Linhares


Título: Floris e Brancaflor                                                                      Editora: Hyria
Ano: 2015                                                                                                       Compre aqui: Loja Hyria
Páginas: 48                                                                                                     Skoob
Autora: Thaís Linhares
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Floris e Brancaflor tem elementos tomados de contos árabes, como “Mil e uma noites”, mitologia grega “Píramo e Tisbe” e por sua vez, foi influenciar outros bardos, como “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. 
O resultado é uma mistura suave das diferentes culturas que se encontraram na Península Ibérica, que acabou se revelando uma história eterna e universal, sendo igualmente apreciada nas cortes do norte e do sul, de leste a oeste. 
As personagens principais são dois jovens adolescentes, um príncipe sarraceno e uma donzela cristã. É uma história que tem drama, aventura e, acima de tudo, amor: e a capacidade de por amor, vencer qualquer barreira, por mais intransponível que possa parecer.

Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do primeiro livro que recebi em parceria com a Editora Hyria, estava bastante ansiosa de cara para ler esse livro, principalmente porque havia lido a resenha no blog da Maria Valéria, no qual sempre sigo e admiro e eis que agora o tenho na minha estante.



Floris e Brancaflor é uma história que aconteceu anos e anos atrás, que agora é relembrada nessa edição impecável, pode-se perceber com o vocabulário e a escrita de alguns dizeres, como maktub, estava escrito, era usado antigamente, no qual representava as linhas do amor. Em um dia, duas mulheres tiveram dois filhos no mesmo dia e na época da Festa das Flores, uma teve um príncipe, no qual chamado então de Floris e a outra por coincidência chamada Brancaflor, desde então o crescimento de ambos, viviam grudados e nada os separava.

"Em meio ao entardecer do final do verão, um velho poeta, vendo-lhe assim tão desolado, aproximou-se, e contou-lhe que as rosas não falam, que elas, simplesmente exalam o perfume que roubam à amada." Pág. 29
Desde então, tudo que Floris fosse fazer, batia o pé e queria porque queria que Brancaflor o fizesse junto, como ir a escola para aprender a ler e escrever, iam juntos e assim trocavam diversas informações, até que na época os pais começaram a achar estranho que os dois vivessem juntos e resolveram que iriam arrumar situações para que não ficassem assim e que um esquecesse do outro, afinal, chegaria a época de venda a Brancaflor e Floris escolher sua esposa. Foram tantos momentos de tensão e aventuras que era a hora de encarar o que está pela frente e iria acontecer...vamos nos aventurar e assim descobrir qual será o final dessa trama.



Floris e Brancaflor é uma história bastante conhecida e antiga, podemos até mesmo chamar de clássica, pois recebe tamanhas influências como: Mil e uma noites, Píramo e Tisbe e Romeu e Julieta. Assim, creio eu, que muitos conhecem a trama e sabem que em contos árabes tudo é mantido na linha e escolhido pelo dinheiro.

Foi uma leitura bastante prazerosa, realizei em uma tarde e não pensei que fosse me agradar tanto assim, gostei da maneira que a Thaís escreveu e não usou nenhuma palavra complexa de não conseguir ser interpretada. Além do mais, a edição está lindíssima, cheia de ilustrações e a cor predominante é rosa, impecável.


Sobre a autora:
Thaís Linhares: nasci na primavera do ano de 1970 na cidade do Rio de Janeiro. Meu trabalho é com arte e com pessoas. Fiz as ilustrações para esse texto tendo como inspiração e referência os grafismos da antiga Pérsia.








Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

38 comentários:

  1. Que livro mais gracinha! Que edição linda também!
    Adorei poder saber o que achou. Estou ansiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Morgs, não conhecia o livro e a edição parece está uma graça, um charme visto pelas fotos. O livro tem boas influências, pelo menos são enredos que eu gosto ,por isso, vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Que livro mais mimo! Adorei a arte dele,não conhecia a trama mas achei bem legal! Adorei sua resenha e quero ler em breve bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quando vi a capa achei que fosse um mangá! A edição é maravilhosa. Essa diagramação e essas ilustrações... fiquei apaixonada.
    E apesar da história ser antiga, como você mencionou, eu nunca tinha ouvido falar, acredita? Mas fiquei bem curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É um livro interessante, o nome por si só já chama atenção e por ele se destacar com personagens fortes do tipo Romeu e Julieta deixa a história bem interessante.
    Histórias antigas são legais de ler ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    EU TAVA LOUCAAA POR ESSA RESENHA!
    Li a sinopse um tempo atrás e já me apaixonei. Tem a ver com a capa? Talvez, hahahaha
    Acredita que eu não conhecia essa história? Fiquei bem surpresa quando você disse que já é bem antiga, mas parece ser super fofa mesmo e acho ótimo que você tenha gostado. Essa era a resenha que eu esperava para me fazer comprar o livro, haha
    E essa diagramação? Impecável! <3

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca vi um livro tão bem ilustrado! Colorido... Que bacana isso! Bom saber que o livro tem influências claras de clássicos como Mil e uma noites, Píramo e Tisbe e Romeu e Julieta. Na verdade, fiquei curioso. Essa é a primeira vez que vejo uma autora assumir publicamente suas influências. Desejo sorte e muito sucesso nas vendas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Morgs!
    Me apaixonei já desde a capa!
    E achei bem interessante pq parece ser um adaptação deixando o livro bem mais prazeroso e fácil de ler.
    Levei a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que edição linda! Amei as ilustrações, mas confesso que a história não me chamou muito a atenção, quem sabe daqui um tempo eu me interesse e até leia, rs

    estantedakahofc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que edição mais linda! Estou encantada!
    Me interessei muito pela obra, ainda mais pela mistura de diferentes culturas. E sua resenha fez com que eu me interessasse mais.
    Nunca tinha ouvido falar, mas com certeza entrou para minha listinha de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Morgs, que livro mais lindo, estou encantada!!! A história parece ótima e essa diagramação é um caso a parte de amor!!! Já anotei a dica e quero ler na primeira oportunidade.


    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amiga, que gracinha de livro. Eu não conhecia essa história mas achei super fofa e esse livro parece estar bem envolvente. Eu achei a edição linda e amei as suas fotos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que, mesmo sendo um livro conhecido e antigo, nunca tinha ouvido falar dele! :) ahah Mas ainda bem que gostaste!

    Nao sei se lerei mas valeu a resenha e fico contente que tenhas lido tao rapidamente e com tanta vontade!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Morgana, tudo bem?
    Que capa mais linda desse livro e aprece ser de uma leitura bem agradável. Não conhecia e fiquei curiosa! Inspirada nos clássicos? Difícil não ser bom! http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, adoro esse tipo de história.
    Estou encantada demais com o projeto gráfico dessa obra. Amo rosa e souberam fazer um uso das nuances...perfeito!
    Amei, certamente dps de ler sua resenha vou passar na frente de algumas leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaís! "...por amor, vencer qualquer barreira, por mais intransponível que possa parecer." - Isso é inspirador e carrega a certeza da vitória e enquanto não dá certo, não chega ao fim.
    Como é linda a edição e gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  17. oi tudo bem
    que livro lindo digo edição por inteiro.
    gostei da sinopse do livro e da sua opinião mais o que mais me chamou atenção foi o fato de fazer referencia a clássico como a mil e uma noite e romeu e julieta .
    espero um dia ter oportunidade ler esta obra .

    ResponderExcluir
  18. hey, eu nao conhecia o livro, tenho que confessar, e de cara me encantei com a edição
    a capa eh linda e pelas fotos que vc tirou imagino que a diagramação interna esta linda tb
    a premissa do livro me deixou intrigada e curiosa em relação ao livro, entao eu ja adicionei na minha listinha, principalmente dps da sua resenha
    fico feliz que tenha apreciado a leitura :)

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Li esse livro ano passado e amei, indico para todoxs, é bem escrito, bem trabalhado, lindo. Aliás, a editora está mandando bem na literatura infantil.

    ResponderExcluir
  20. Oi Morgs, gostei da premissa do livro, pela mistura de culturas e temas, mas o que mais me atraiu foi a beleza da edição, fiquei encantada!! Gostaria de te-la. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa da história, parece bastante interessante. Mas o que me encantou mesmo, foi essa edição do livro, que coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Que edição lindíssima. Gosto quando temos "fantasias" que misturam mitologias, culturas e pelo que eu vejo é o que mais tenho aqui. É bem curtinho, então seria uma leitura rápida. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que livro mais amorzinho!!! Já quero ♥

    Adorei a resenha e suas fotos estão lindas... Já anotei a dica para quando eu precisar de uma leitura rápida.

    Bjus

    ResponderExcluir
  24. OOi Morgs!
    Não conhecia o livro, mas ele já me encantou de cara com essa capa linda! haha
    Gostei bastante da ideia do livro, principalmente essa mistura de diversas culturas. Por ser uma leitura rápida, me anima ainda mais. Me parece ser daquelas leituras gostosas para passar o tempo. <3

    ResponderExcluir
  25. Heiii, tudo bem?
    Nossa, realmente a edição está maravilhosa!
    Eu amo esse tipo de historia e sou como vc, sento e leio tudo de uma vez.
    Adorei a dica de leitura e vou tentar comprar logo esse Floris e Brancaflor .
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  26. Oie
    poxa, que bom que o livro te surpreendeu, parece ser realmente muito fofinho, bem legal sua dica, quem sabe eu não de uma oportunidade

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro e por ser um “clássico” estou me sentindo um peixe fora d'água. Achei a edição linda, super feminina e convidativa.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  28. oi, bacana que você gostou do livro, parece realmente bem interessante, apesar de super curtinho, e gosto desse lugar onde tudo se passa, é diferente. Não conhecia a editora, mas vou procurar saber mais sobre seus livros. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Morgs.
    Fiquei encantada com essa bela edição! Que cuidado que eles tiveram com as imagens e com os detalhes!! Ficou lindo!!
    E pela sua resenha, pude perceber que a história é encantadora. Adoro livros que fogem do cenário americano e acho que essa será uma ótima leitura!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  30. Que livro lindoo, tanto a capa quanto a diagramação estão maravilhosos! Adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa em conferir essa história, que confesso que não conhecia até ler a sua resenha haha. Parece conter uma história linda e bem envolvente, ainda mais pelo dois terem seus destinos separados um do outro. Dica anotada com certeza! Bjss.

    ResponderExcluir
  31. Olá,

    Que edição mais amor! Fiquei olhando sem parar para as fotos, porque achei muito caprichada essa edição. Enfim, não conhecia o livro e nem essa história, que como você disse é quase um clássico. Porém, achei muito bonita a forma como os personagens cresceram unidos e tentaram permanecer assim por um longo tempo. Estou curiosa para saber o que acontecerá.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu ainda não conhecia a obra e nem a autora, mas pelas suas fotos já fiquei apaixonada pela essa edição, que com certeza ficou maravilhosa, e compraria a obra apenas por isso. Dica mais do que anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oiee Morgs ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas achei a edição dele muuito linda ♥ fico feliz em saber que gostou da história, e sua resenha conseguiu me deixar animada para lê-lo também. Acho que ainda não conhecia a história de Floris e Brancaflor, apesar de os nomes não me serem estranhos.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei encantada com a capa e a diagramação.
    Bom saber que você gostou da história e ficou encantada, vou anotar na minha lista.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    www.conchegodasletras.com.br

    ResponderExcluir
  35. Que edição mais linda!!!! amei, que fofura....e que legal a sua resenha! fiquei doida pra ler esse livro, ele é todo fofo, todo caprichado!

    bjs

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bem?
    A história é uma graça, mas o que rouba a cena mesmo é essa edição que está linda demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Que edição linda Morgana, estou apaixonada. A história parece ser muito boa, envolvente. Eu não conhecia esse livro e nem a autora, irei colocar na lista de desejados rs..

    Beijos
    Blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oie tudo bem? Achei sua resenha e suas fotos ambas encantadoras, uma pena eu não ter me interessado em fazer a leitura.

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR